terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cinema realiza concurso para professor temporário de Som e Teoria do Som

As inscrições para o concurso de Som I, Som II e Teoria do Som e da Música para Cinema vão até o próximo dia 22, na secretaria do Instituto de Ciências da Arte, localizada a Praça da República, das 9h às 16h. Os interessados devem ter graduação em Cinema e/ou Audiovisual, Comunicação Social, Artes Visuais, Educação Artística e Música, além de experiência na área.

Documentos para inscrição:
- Requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado;
- Carteira oficial de identidade;
- Comprovante de inscrição no cadastro individual de contribuinte do Ministério da Fazenda (CPF);
- Diploma de graduação e/ou habilitação na área exigida. Os certificados e diplomas deverão ter sido obtidos em cursos reconhecidos pelo MEC e devidamente revalidados quando expedidos por instituição estrangeira;
- Os candidatos deverão comprovar a experiência exigida, por meio, de declaração na área exigida, que também deverá ser entregue no ato da assinatura do contrato;
- Curriculum vitae, em 02 (duas) vias, discriminando a experiência acadêmica, didática, científica, cultural e profissional, sendo estas devidamente comprovadas.

Clique aqui e leia o Edital
Clique aqui e leia o Plano de Concurso

Chamada para Monitores de Cinema e Audiovisual


Há a possibilidade dos alunos do curso de Cinema atuarem como monitores da I Primavera nos Museus do Curso de Museologia da UFPA (http://primaveranosmuseusufpa.blogspot.com/) ou na Exposição sobra Laïs Fontoura Aderne, que o Ecomuseu da Amazônia realizará durante o evento.

Os interessado em monitorar na I Primavera nos Museus deveram procurar a Sandra ou a Jamille no Arte na Escola e os interessados em fazer a monitoria da exposição deverão aparecer nessa quinta (15/09) às 14h na Auditório de Música para o curso de capacitação.

Obs: Serão oferecidas declarações de ambas as atividades com as devidas carga horárias, assim como certificado do curso de capacitação, que será emitido pelo Ecomuseu da Amazônia.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

UFPA - Vestibular 2012

Em 2012, a Universidade Federal do Pará (UFPA) receberá 7.631 mil candidatos e estreia dois novos cursos de graduação. O Edital do Processo Seletivo 2012 (PS 2012) será divulgado na próxima segunda-feira, 12 de setembro, no site do Centro de Processos Seletivos (Ceps), no endereço www.ceps.ufpa.br. As inscrições começam no dia 14 de setembro, junto com a Abertura da Feira Vocacional da UFPA. Já a prova elaborada pela Universidade será aplicada no dia 4 de dezembro.(...)

Regras do PS 2011 são mantidas - O ENEM será novamente adotado como 1ª Fase do PS 2012 da UFPA, mas desta vez a nota será padronizada pelo próprio Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Aluizio Teixeira (INEP), com critérios ligados ao ENEM.

“A diferença em termos de valor entre a nota padronizada pelo INEP e aquela padronizada a partir dos critérios definidos pela UFPA é pequena. Porém, em relação à questão metodológica e em termos de logística, é mais pertinente adotar a metodologia definida pelo INEP à prova do ENEM, que é orientada pela Teoria de Resposta ao Item, e aplicar as nossas regras à prova que é elaborada na UFPA”, explicou Marilucia Oliveira, diretora do Cepes, durante a reunião do Consepe. Quando os alunos acessarem suas notas no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps), a partir deste PS, verão exatamente a mesma nota que é divulgada pelo INEP.

Os critérios de eliminação dos candidatos foram mantidos em relação aos do ano passado. Os candidatos não podem tirar nota menor que quatro na redação do ENEM, nem zerar nenhuma área de conhecimento no Exame e, na prova elaborada pela UFPA, não podem tirar mais que dois zeros nas disciplinas e devem ter 30% de acerto na avaliação. Também foram mantidas as línguas estrangeiras ofertadas na segunda fase do concurso no ano passado: Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Alemão.

O sistema de cotas também foi mantido. Segundo a Resolução nº 3.361, de 5 de agosto de 2005, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (Consepe), 50% das vagas ofertadas anualmente são reservadas a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública de ensino e, destas, 40% são reservadas a estudantes que, no ato da inscrição, se declaram negros ou pardos e optam por concorrer neste sistema de cotas. (...)
  
Serviço:
Divulgação do edital e das regras do Processo Seletivo 2012 da UFPA
Data: lançamento do edital em 12 de setembro
Início das Inscrições: 14 de setembro
  
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA

OBS: Para pleitear uma das vagas do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual não deixe de acompanhar as informações sobre o Processo Seletivo 2012 na página do Ceps:  www.ceps.ufpa.br