quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Terceiro bloco - Turma 2010

Iniciarão na próxima segunda-feira, dia 02/01/2012, as aulas do terceiro bloco da turma de 2010. Todas as informações como horários, dias e professores das aulas seguem no link para download em formato pdf. 

clic aqui

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Curso de Cinema convoca para matrícula

A matrícula do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará (UFPA), referente ao Primeiro Período de 2012, será realizada na segunda-feira e terça-feira, 19 e 20/12, das 9h às 14h, na secretaria da Faculdade de Artes Visuais, no Campus Profissional, no bairro do Guamá, em Belém. No ato da matrícula, os alunos devem apresentar documento de identificação. As aulas iniciam no dia 02 de janeiro de 2012, de acordo com o que determina o Calendário Acadêmico da UFPA.
Para este terceiro bloco, cursado pela turma que ingressou em 2010, serão ofertadas as seguintes disciplinas: Metodologia de Pesquisa, Roteiro II, Fotografia Cinematográfica, Teoria da Montagem, Cinema Brasileiro II, Teoria do Som e da Música para Cinema, além de Seminário Especial I.
Segundo a coordenadora do curso, a professora Ana Cláudia Melo, a disciplina Seminário Especial trará nomes importantes do campo do Cinema e do Audiovisual para debater com os alunos e professores do curso. “Esta disciplina está sendo planejada, por nós professores, para ser um momento de intercâmbio de idéias”, ressalta.
As aulas para os calouros, que ingressam neste processo seletivo de 2011, só iniciam em julho de 2012 e matrícula, possivelmente, ocorrerá na primeira quinzena de junho de 2012. “Para este período, como forma de receber os calouros, já estamos planejando uma grande programação para o II Cinemazon”, adianta.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Cine Guamá encerra o ano com pré-estréia de filme premiado




Depois de premiado com dois kikitos no Festival de Cinema de Gramado e ser destaque na revista Bravo!, o filme Ribeirinhos do Asfalto terá sessão de pré-lançamento no encerramento da programação do Cine Guamá. A exibição será dia 7 de dezembro (quarta-feira), às 15h, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), com a participação da diretora paraense Jorane Castro.


Segundo o Diretor de Apoio à Cultura da Proex, Prof. Leonardo Coelho de Souza, o ano encerra com um presente aos freqüentadores do cineclube. “Teremos a oportunidade de exibir uma pré-estréia, premiada e com a diretora do filme conversando com a platéia. Estas parcerias importantes permitem ao público da universidade e do seu entorno um bom canal com a produção local”, explica.
Ribeirinhos do Asfalto apresenta um enredo permeado por duas realidades próximas e ao mesmo tempo distantes, a de Belém e da Ilha do Combu. A ficção narra a história da ribeirinha Deyse que sonha em morar na capital paraense para continuar os estudos, contra a vontade do pai. Nesta empreitada, a garota tem a mãe como cúmplice.


Festivais
39o Festival de Cinema de Gramado, RS, 2011
22o Festival Internacional de Curtas de São Paulo, SP, 2011
2o Curtamazônia, Porto Velho, RO, 2011
5o Curta Cabo Frio, RJ, 2011
11o Goiânia Mostra Curtas, GO, 2011
Festival Guarnicê de Cinema, São Luiz, MA, 2011
FestCineAmazônia, Porto Velho, RO, 2011
3o Curta Carajás, Parauapebas, PA, 2011
II Noites com Sol, Belém, PA. 2011
5a Mostra Amazônica do Filme Etnográfico, Manaus, AM 2011
3º Amazônia Doc, Belém, PA, 2011

Prêmios
Prêmio Melhor Atriz (Dira Paes), 39o Festival de Cinema de Gramado, RS, 2011
Prêmio Melhor Direção de Arte (Rui Santa-Helena), 39o Festival de Cinema de Gramado, RS, 2011
Prêmio Melhor Produção Amazônica, 2o Curtamazônia, Porto Velho, RO, 2011
Melhor Trilha Sonora Original, Pio Lobato, no Festival Guarnicê de Cinema, São Luiz, MA, 2011
Prêmio do Público Melhor Filme, Mostra Amazônica do Filme Etnográfico, Manaus, AM 2011

Texto: Proex