quarta-feira, 28 de março de 2012

Forcine promove congresso para debater o ensino de Cinema

O 8º Congresso do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual inicia nesta quinta-feira, 29, e vai até o próximo dia 1º abril. O objetivo do encontro é ser um espaço de discussão sobre a formação, produção e pesquisa do cinema e do audiovisual. O curso de Cinema e Audiovisual da UFPA será representado pela professora Ana Cláudia Melo.

O encontro terá mesas de debates, entre elas: Novos campos para o profissional do audiovisual: na escola e no mercado; Os Diferentes Enfoques do Ensino Superior do Cinema e do Audiovisual: tecnólogo, bacharelado e licenciatura e Construindo a Área de Pós Graduação em Cinema e Audiovisual: Acadêmico e Profissional. Também haverá grupos de trabalho que discutirão Currículo, Acervo e Preservação; Experiências de Ensino Não Formais e Titulação: reconhecimento da Experiência. No dia 1º de abril os participantes se reunirão para uma assembleia geral.

Informações no site: http://forcine2012.com.puc-rio.br/index.html

terça-feira, 27 de março de 2012

Abertas as inscrições para o Núcleo de Produção Audiovisual do SESC Boulevard

“Com uma parceria que deu certo durante todo ano passado, o Centro Cultural SESC Boulevard e a Faculdade de Cinema e Audiovisual da UFPA prometem estimular a produção audiovisual de Belém com a inscrição de novos participantes no Núcleo de Produção Audiovisual (NUPA).

O NUPA surgiu há um ano com finalidade de reunir pessoas que tem em comum o interesse pelo audiovisual e incentivá-las na produção de novas obras por meio de cursos, debates, e oficinas. “O objetivo é levar o conhecimento fazendo discussões, compartilhando conhecimento e produzindo audiovisual com foco no aprendizado”, explica Ana Lobato, professora de Cinema da UFPA e coordenadora do núcleo.

O projeto acontece em várias etapas, indo desde o desenvolvimento do roteiro até a pós-produção e abriga os mais variados estilos, abrindo espaço para experimentação e exploração dos formatos.

Qualquer pessoa pode se inscrever, o único pré-requisito é que tenham interesse pelo audiovisual e disponibilidade para participar das reuniões que acontecem todas as terças, de 10 às 13h. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 07/04 na recepção do Centro Cultural SESC Boulevard.”



Fonte: http://www.ica.ufpa.br

segunda-feira, 26 de março de 2012

Lei torna Cinema Olympia Patrimônio de Belém

O vereador de Belém, Abel Loureiro, autor do projeto de Lei que torna o Cinema Olympia Patrimônio Histórico e Cultural do Município, recebeu na manhã desta segunda-feira (26/03), a comissão de organização do Seminário “O Primeiro Século do Cinema Olympia: histórias, desafios e perspectivas”, integrada pela professora e coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, Ana Cláudia Melo, o jornalista e crítico de Cinema, Marco Antônio Moreira, e a gerente do Olympia e produtora Cultural, Nazaré Alves.

Durante o encontro, o vereador convidou o Curso para participar da Sessão Especial de 100 anos do Cinema, no dia 19/04, às 14h30, e informou oficialmente sobre a sanção pelo prefeito Duciomar Costa da Lei de Número 8.907 de 13 de março de 2012, que além de declarar o Cinema Patrimônio Cultural de Belém, o torna, exclusivamente, um centro de exibição audiovisual e autoriza o Poder Público a efetivar a desapropriação da sede do cinema.

A comissão convidou o vereador para participar da Mesa Redonda “O futuro que Queremos para o Cinema Olympia”, que acontece no dia 20 de abril, às 14h30.

O Seminário “O Primeiro Século do Cinema Olympia: histórias, desafios e perspectivas”, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de abril, é uma promoção do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, em parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Pará. Em breve confira, neste espaço, a programação completa e o período de inscrição.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Sala de Arte e Ensaio exibe a Dúvida

O Projeto “O Ensino em Sala de Arte e Ensaio” exibe, nesta quinta-feira, 22, o filme a Dúvida (Doubt, USA, 2008) do dramaturgo e diretor norte-americano John Patrick Shanley. A projeção inicia às 10h40, no auditório do Ateliê de Artes, seguida de debate e troca de idéias com a turma da disciplina Introdução à Teoria do Conhecimento do Curso de Museologia.

As atividades de cineclubismo do projeto iniciaram na quinta-feira, 15, com exibição do documentário Janela da Alma (BR, 2001), de João Jardim e Walter Carvalho.




Exibição do documentário Janela da Alma, título disponível pela Programadora Brasil, serviço do Ministério da Cultura, criado pela Secretaria do Audiovisual.



Contemplado com o edital PROINT 2012-2013, o projeto “O Ensino em Sala de Arte e Ensaio” tem como objetivo promover uma série de atividades de cineclubismo, oficina e seminário de processos criativos em Cinema e Audiovisual, além da produção de curtas. O projeto é coordenado pela professora Ana Cláudia Melo e integrado pelo professor Ricardo Harada, ambos do curso de Cinema e Audiovisual, e também pela professora Carmen Silva, do curso de Museologia.

Sobre o Filme a Dúvida....




A redenção da Dúvida

Ana Claudia da Cruz Melo*


Primeiro no teatro e depois no cinema, a Dúvida (Doubt, USA, 2008), do dramaturgo e diretor norte-americano John Patrick Shanley, conquistou platéias e críticos de diversos países do mundo quando foi lançado. Parte desse sucesso é resultado do enredo construído por Shanley. Por meio desta trama, ele exercita talvez aquela que seja uma das funções mais nobres de uma narrativa: a de prender e entrelaçar quem tem contato com a história contada.

Em a Dúvida, John Patrick Shanley narra com o talento da simplicidade uma história que se passa em 1964, no Bronx, em Nova Iorque, em uma escola católica, dirigida pelas irmãs da Caridade. Os personagens principais dessa narrativa são o carismático padre Brendan Flynn, suspeito de abusar sexualmente de um menino negro de 12 anos, a rigorosa irmã Aloysius Beauvier, que acusa o religioso, e a jovem irmã James que levantará as suspeitas de pedofilia que recaem sobre o padre.

A trama construída por Shanley é envolvente, mas com um “porém”, ela não tem respostas prontas. O enredo nos oferta a rara possibilidade de tirarmos as nossas próprias conclusões, construir uma rede de intrigas lançando mão de valores morais e éticos constituídos na sociedade ou, simplesmente, exercitarmos o direito à dúvida, e de permanecermos na incerteza.

O enredo de Shanley não tem pretensões de esclarecer. Pelo contrário. Opta por celebrar o fato de que nunca temos a exata certeza das coisas. Intencionalmente, fala sobre a “cultura do tribunal”, onde, hoje, muito rápido nos lançamos ao julgamento e ao veredicto. Argumenta que quase sempre temos respostas prontas para tudo e mostra que a dúvida tornou-se sinônimo de fraqueza. Deste ponto, defende a dúvida como um ato de coragem e uma passagem para o crescimento.

Entretanto, para o cinema é preciso muito mais do que bom enredo. Muitos filmes com grandes histórias já se tornaram grandes fracassos. É preciso algo mais. O filme a Dúvida (Doubt, USA, 2008) demonstrou ter esse algo a mais. A começar por se tratar de uma história escrita para o teatro, consagrada com o prêmio Pulitzer de melhor drama, em 2005, que adaptada para o cinema garantiu sucesso semelhante ao dos palcos. Lançado no final de 2008, o filme começou 2009 conquistando cinco indicações da Academy Awards.

Shanley domina a linguagem cinematográfica. Ele faz isso no mais absoluto formato hollywoodiano de narrar, sem grandes vertigens. Nos primeiros planos do filme o espectador é prontamente munido de dados para entender e se permitir enveredar pela história. O exemplo disso é a seqüência inicial na qual apresenta o cenário e o contexto da história: a América de 1964, seus costumes, seus hábitos, abalada pela morte de John Kennedy e sob os ventos da mudança de uma época que reivindica direitos civis, mudanças nas escolas segregadoras e nos valores da Igreja Católica.

Também, logo no início, os personagens são apresentados. Entre eles, os três que vão movimentar boa parte da trama: Irmã Aloysius Beauvier (Meryl Streep), Padre Brendan Flynn (Philip Seymour Hoffman) e Irmã James (Amy Adams). É durante a longa seqüência do sermão do padre Brendan Flynn sobre o sentimento da dúvida que Meryl Streep faz a sua entrada triunfal, anunciando que de fato o filme começou. Streep faz o filme crescer logo no início. Ela sustenta a emoção da história durante toda a narrativa até o final quando presenteia o espectador com o sentimento mais perturbador que o filme proporciona.

Depois de assistir a Dúvida, o espectador sai com pelo menos duas certezas. A primeira é que não dá para duvidar do talento de Meryl Streep. A outra é que Shanley está redimido do seu passado duvidoso como roteirista de Congo (Congo, USA, 1995). Aos 58 anos com a Dúvida, Shanley, enfim, reencontra o sucesso que teve como roteirista de Feitiço da Lua (Moonstruck, USA, 1987) e ainda mostra que pode ser um bom diretor, bem melhor do que o foi 19 anos atrás, na sua primeira experiência com a direção em 1990 com Joe contra o Vulcão (Joe versus the Volcano, USA, 1990).


* É mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Cinema pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos/RS). É professora e coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA.

Ficha Técnica
Título Original: Doubt
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 104 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2008
Site Oficial: www.doubt-themovie.com
Estúdio: Scott Rudin Productions / Goodspeed Productions
Distribuição: Walt Disney Studios Motion Pictures / Miramax Films
Direção: John Patrick Shanley
Roteiro: John Patrick Shanley, baseado em peça teatral de John Patrick Shanley
Produção: Mark Roybal e Scott Rudin
Música: Howard Shore
Fotografia: Roger Deakins
Desenho de Produção: David Gropman
Direção de Arte: Peter Rogness
Figurino: Ann Roth
Edição: Dane Collier e Dylan Tichenor

Elenco
Meryl Streep (Irmã Aloysius Beauvier)
Philip Seymour Hoffman (Padre Brendan Flynn)
Amy Adams (Irmã James)
Viola Davis (Sra. Miller)
Alice Drummond (Irmã Veronica)
Audrie J. Neenan (Irmã Raymond)
Susan Blommaert (Sra. Carson)
Carrie Preston (Christine Hurley)
John Costelloe (Warren Hurley)
Lloyd Clay Brown (Jimmy Hurley)
Joseph Foster (Donald Miller)
Bridget Megan Clark (Noreen Horan)
Mike Roukis (William London)
Frank Shanley (Kevin)
Frank Dolce (Ralph)
Paulie Litt (Tommy Conroy)
Matthew Marvin (Raymond)

segunda-feira, 19 de março de 2012

Programa Jovens Talentos disponibiliza bolsas para calouros de Cinema e Audiovisual

O Programa Jovens Talentos para a Ciência, iniciativa da CAPES/CNPQ, irá conceder mais de 6 mil bolsas para estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento como forma inserir precocemente os discentes no meio científico. Não perca tempo, as inscrições vão até o próximo dia 23/03!


Requisitos para candidatura dos alunos:Ser estudante de graduação, de qualquer área do conhecimento, que tenha ingressado este ano em Universidades Federais ou em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Etapas de processo:
12 a 23 de março de 2012 – Inscrição dos estudantes por meio de formulário
eletrônico na Coordenação do Curso de Cinema e Audiovisual, das 09 às 13h ou no hall de entrada do Centro de Eventos Benedito Nunes, ao lado da Reitoria, no Campus Básico da UFPA, bairro Guamá, em Belém, de quarta, 21, a sexta-feira, 23, no horário das 10h às 17h..
29 de abril de 2012 – Realização da Prova

A partir de agosto de 2012 – Início da implementação das bolsas


Bolsas:
a) As bolsas terão duração de 12 meses, no valor de R$ 360,00.
b) Serão concedidas 6.000 bolsas de estudo que serão distribuídas às
Universidades e Institutos Federais, proporcionalmente ao número de inscritos em cada instituição.
c) A expectativa é de que os bolsistas desse Programa estejam aptos após um
ano a passarem para as bolsas de Iniciação Científica, PIBID ou Programa
Ciência sem Fronteiras.


Seleção:
a) A seleção será feita por meio de prova de conhecimentos gerais, composta
por questões de múltipla escolha, a ser realizada na sede instituição do
candidato
b) As instituições ficarão responsáveis pela disponibilização dos espaços para a
realização da prova, cabendo ao MEC a definição quanto à logística para
aplicação das mesmas.

Contato para dirimir dúvidas:
Quaisquer orientações sobre acesso, cadastramento, dúvidas dos coordenadores
das instituições ou dos estudantes, poderão ser dirimidas por meio do telefone:
0800616161.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Aberto período de Avaliação

Reconhecendo a importância dos processos de avaliação para melhor oferecer um ensino público e gratuito de qualidade, a Diretoria de Ensino da Pró-reitoria de Ensino e Graduação da Universidade Federal do Pará informa que se encontra aberto até o dia 20/03/2012, o Sistema de Avaliação (http://www.proeg.ufpa.br/avaliacao/view/inicio/) para os professores e discentes do Curso de Cinema e Audiovisual envolvidos nas atividades ofertadas durante o Primeiro Período de 2012. O acesso também pode ser pelo ícone "Avaliação on Line Graduação" que se encontra na coluna da direita na página da UFPA.

Ressalto que esse processo é muito importante tendo em vista o atual estágio de estruturação que se encontra o curso. Por esse motivo sua participação é imprescindível.


Agradecemos a sua participação e colaboração.

Atenciosamente.

Professora Ana Cláudia Melo
Coordenadora do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual
Portaria 4628

quinta-feira, 1 de março de 2012

Concurso do Festival do Minuto para Alunos

O Festival do Minuto está com inscrições abertas para o concurso A Grande Ideia Brasil, uma parceria entre o Festival do Minuto, a Getty Images e o Canal Brasil.

O tema é livre e o prazo de inscrição da 1ª fase é 31 de março de 2012. Os melhores videos serão veiculados no Canal Brasil.
Para acessar o regulamento acesse: www.gettyimages.com.br/agrandeideia/ ou  bit.ly/stRMXf

Para enviar seu vídeo e realizar a inscrição: www.festivaldominuto.com.br

MOSTRA DE FILMES - CALOUROS DE CINEMA 2012



A coordenação curso de Cinema e Audiovisual da UFPA convida os calouros para participar da amostra de filmes que ocorrerá segunda-feira (05/03/2012) das 15 às 17 horas no  Atelier de Artes, a programação encontra-se abaixo:

1ª Sessão:
Rocha Que Voa
Direção -  Eryck Rocha
Documentário, longa-metragem (94')
Ficha Técnica: Um filme-ensaio sobre o papel dos intelectuais na América Latina. O exílio em Cuba de 1971 a 1972, um dos períodos menos conhecidos da vida de Glauber Rocha, coincide com um período de grande euforia e discussão em torno do papel das artes na revolução social e politica dos países da América Latina e do Terceiro Mundo. Glauber, com sua fala barroca e poética propõe o cinema como principal instrumento cultural e politico para a promoção da unidade latino-americana.

2ª Sessão:
Em Torno de Glauber – programação composta pelos seguintes curtas-metragens:
    1. Memória de Deus e do Diabo em Monte Santo e Cocorobó , direção de  Agnaldo Siri Azevedo
    2. De Glauber para Jirges, direção de André Ristum
    3. A Voz do Morto, direção de Sérgio Zeigler e Vitor Angelo
    4. Abry,direção de Joel Pizzini e Paloma Rocha
    5. A Degola Fatal, direção de Clóvis Molinari Junior e Ricardo Favilla  

Os filmes serão comentados pelas professoras Jorane Castro e Ana Lobato.