terça-feira, 30 de abril de 2013

Prova do Programa Jovens Talentos será no dia 5 de maio


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) já disponibilizou a informação sobre o local da prova do programa Jovens Talentos para a Ciência. Cada aluno deve entrar nosistema Capes com o número do CPF para saber o seu local. O programa, destinado a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento que ingressaram na universidade no ano de 2013, tem o objetivo de inserir, logo cedo, os estudantes no meio científico.
O processo seletivo será realizado no dia 05 de maio, com início às 13h00 (horário oficial de Brasília-DF), em todas as Instituições participantes de todas as Unidades da Federação e terá duração de 4 horas e 30 minutos. A recomendação é a de que o estudante chegue ao seu local de prova com até uma hora de antecedência e apresente no local documento de identificação original com foto para a realização das provas.
Seleção - Os bolsistas deverão ser selecionados com base em uma prova de conhecimentos gerais - com uma pontuação mínima de 60 pontos - a ser aplicada no dia 5 de maio. Os selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00, pelo período de 12 meses. Na UFPA, por decisão da Capes, poderão concorrer às bolsas os discentes do campus de Belém e de mais dois campi do interior, definidos como Cametá e Castanhal, em razão de serem os campi com maior número de inscritos.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Tourinho, o programa “representa uma oportunidade de formação complementar para o aluno que acabou de ingressar na Universidade, pois ele é inserido no ambiente de pesquisa desde o início do curso. Desse modo, esses alunos serão preparados de um modo mais intenso para atividades científicas. No futuro, eles poderão fazer a iniciação científica e inscrever-se para o Programa Ciência sem Fronteiras”, explica o pró-reitor.
Consulte aqui orientações gerais para os candidatos ao Programa Jovens Talentos para a Ciência.
Para mais informações, entrar em contato com a Diretoria de Pesquisa da Propesp pelo e-maildpq_pesquisa@ufpa.br.
Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Divulgação

18º Festival de Cinema Universitário - Inscrições abertas!‏


Estão abertas, até 13 DE MAIO (nova data!), as inscrições para a Mostra Competitiva Nacional de Curtas, do 18º FESTIVAL BRASILEIRO DE CINEMA UNIVERSITÁRIO, a ocorrer no Rio de Janeiro de 13 a 17 de agosto de 2013.

*Podem ser inscritos curtas realizados por estudantes de cinema/audiovisual ou por universitáriosde qualquer área de conhecimento, de todo o Brasil.
 **O Festival também exibe e aceita inscrições de longas realizados por universitários.
 INSCRIÇÕES a partir de 15 de março no site: www.fbcu.com.br
MAIORES INFORMAÇÕES: Email: competitiva@fbcu.com.br; tels: (21) 9871 9221 / 2618 4755

ALEQUES EITERER
EDUARDO CERVEIRA
FLÁVIA CANDIDA
GUILHERME TRISTÃO
RAQUEL ROCHA
coordenadores do FBCU

terça-feira, 23 de abril de 2013

Seleção de Bolsista para trabalhar na Coordenação do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual


Perfil do (a) Estagiário (a):
Curso: Ciência da computação, Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação.
Disponibilidade para estágio: Tarde
Semestre: A partir do segundo semestre
Enviar currículo para:  cinemaufpa@gmail.com
Prazo:ate 26/04/2013
Mais Informações: Danielle Barbosa (Secretária do Curso Cinema e Audiovisual - UFPA)Tel: (91) 3201-7504
End: Atelier de Artes. Campus do Guamá. Av. Augusto Corrêa nº 1, CEP: 66075-110 Belém/PA
Site: www.cinema.ufpa.br
Blog: cinemaufpa.blogspot.com

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Prorrogação das Inscrições do VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes


Foram prorrogadas as inscrições do VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes até o dia 22 de abril. Este evento foi criado e implantado em 2002 pelo ICA/UFPA, com o objetivo de criar um espaço permanente de debate e reflexão sobre o fazer artístico e as pesquisas realizadas em diferentes linguagens artísticas.
As inscrições são gratuitas para os alunos do ICA(Instituto de Ciências da Arte)
Os interessados em participar do evento devem confirmar sua inscrição respondendo a este e-mail até o dia 22 de abril, às 11:00h.

Para maiores informações sobre o fórum clique aqui http://fbpartes.ufpa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4#

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Gratuidade das inscrições do VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes para os alunos do ICA

Foram liberadas inscrições gratuitas para os alunos do ICA (Instituto de Ciências da Arte), participarem do VI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes. Este evento foi criado e implantado em 2002 pelo ICA/UFPA, com o objetivo de criar um espaço permanente de debate e reflexão sobre o fazer artístico e as pesquisas realizadas em diferentes linguagens artísticas.

Os alunos interessados em participar do evento devem enviar mensagem para o e-mail cinemaufpa@gmail.com, até o dia 19 de abril, às 11:00h.

Para maiores informações sobre o fórum acesse o site: http://fbpartes.ufpa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4#

Programação adicional do VI Forum Bienal de Pesquisa em Artes

Os organizadores do VI Forum Bienal de Pesquisa em Artes, que será realizado no período de 23 (abertura às 18h) a 26 de abril (terça a sexta), incluíram na programação algumas atividades dirigidas a professores e alunos da FAV, que acontecerão no Auditório da FAV, nos dias e horários que se seguem:

Quarta à tarde, das 16 às 18 horas: visita às dependências da FAV e palestras dos professores Maurício Gino (vídeo, animação) e o Carlos Falci (Cacá, - tecnologia, avatares) para os professores e estudantes da graduação e da pós.

Quinta à tarde, das 15 às 18 horas
: encontro com professores da pós e da graduação para aproximações a partir de relatos de pesquisas, projetos de extensão, publicações, visando mapear possibilidades de parcerias.
Esperamos contar com a participação de vocês, a fim de aproveitarmos os encontros com os participantes que nos honrarão com palestras e conversas que poderão resultar em parcerias.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Orientações - PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA

Segue abaixo orientações para os alunos que se inscreveram no programa Jovens Talentos para a Ciência:

Festival de Cinema da Bienal de Curitiba abre inscrições para mostra universitária


A mostra universitária competitiva do FICBIC – Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba está com inscrições abertas.
As inscrições vão até o dia 22 de abril e são abertas a estudantes de ensino superior ou técnico de todo o país, nas categorias Ficção, Documentário, Videoclipe e Vídeo experimental.
Segundo Helena Santana, coordenadora da mostra universitária competitiva do FICBIC, a competição universitária é fundamental para “absorver as tendências do que os realizadores estão fazendo, pensando e produzindo quando ainda estão da universidade, estudando. Sem muitas amarras, os estudantes estão experimentando, e dessa experimentação podem surgir obras muito interessantes”
“Ao assistir produções de outras universidades também e ao discutir a linguagem audiovisual, os estudantes exercitam seu espírito crítico e podem produzir obras ainda melhores. A qualidade melhora e o público melhora junto”, completa a coordenadora.
O primeiro colocado em cada categoria da universitária competitiva do FICBIC será premiado com troféu e uma viagem para Berlim, no período do Festival de Cinema de Berlim, um dos mais importantes do mundo.
A exibição dos selecionados acontece entre os dias 23 e 28 de setembro. Além da mostra universitária, o FICBIC conta com uma mostra contemporânea internacional e nacional, com curadoria do cineasta Eduardo Baggio.
O Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba é apresentado conjuntamente pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba / Prefeitura Municipal de Curitiba e Banco Itaú, patrocinador master. O FICBIC conta ainda com patrocínio pedagógico do Instituto Votorantim, patrocínio da Volvo e co-patrocínio da Barigui Financeira.
Saiba mais e inscreva-se em: www.ficbic.com.br

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Programa Jovens Talentos para a Ciência - Comunicado



A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA - PROPESP informa que todos os discentes inscritos no Programa Jovens Talentos para a Ciência não precisam confirmar sua inscrição e também devem desconsiderar o e-mail automático enviado pela CAPES.
Os alunos que foram inscritos no programa devem acompanhar no site da PROPESP a relação com locais e horários de prova que estará disponível em breve.


quarta-feira, 3 de abril de 2013

Auxílio Permanência Intervalar

A Diretoria de Assistência e Integração Estudantil (DAIE) da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) torna público o Edital nº 09/2013 referente a seleção pública para concessão de Auxílio Permanência Intervalar. As inscrições iniciam no dia 1º de abril de 2013.
Para concorrer as vagas, os estudantes interessados deverão preencher o Formulário de Inscrição onlinedisponível no Sistema Gerencial de Extensão (SigaExt), no site da Proex, a partir das 14h do dia 1º até às 18h do dia 30 de abril.
Além do preenchimento do formulário, os estudantes deverão optar por uma das três modalidades de entrega dos documentos no período de 10 de abril a 10 de maio de 2013:
online, via e-mail para o endereço: intervalar@ufpa.br;
presencial, na DAIE/Proex, Campus de Belém ou na Coordenação de Extensão do Campus de origem;
em envelope lacrado, via Correios, com carta registrada e Aviso de Recebimento (AR) para o endereço que se encontra no Edital.

PROEG DISPONIBILIZA SISTEMA PARA AVALIAÇÃO ONLINE


A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), informa o período de abertura do Sistema de Avaliação Online(SIAV), para avaliação do 1º período letivo de 2013.  O SIAV é parte do Programa de Avaliação e Acompanhamento do Ensino de Graduação. O sistema já está aberto e ficará disponível até 30 de abril.  O SIAV tem o objetivo  de aperfeiçoar o processo formativo, com base na opinião dos estudantes e dos professores.

Avaliação das atividades curriculares - Ao final de cada período letivo, um formulário de avaliação das atividades curriculares é disponibilizado. Os alunos devem avaliar cada disciplina que cursaram no período anterior; e os professores, as disciplinas que ministraram. O formulário de avaliação das atividades curriculares inclui a análise de aspectos didáticos, de apoio e aspectos motivacionais de cada disciplina, tais como a execução do plano de aula, a coerência dos conteúdos ministrados e a infraestrutura de apoio disponível (Bibliotecas, laboratórios, espaços).

Informações são sigilosas, mas ajudam a melhoria do ensino na UFPA - Os dados obtidos com o Sistema de Avaliação da Proeg são sigilosos. Alunos, professores, diretores de faculdades e coordenadores pedagógicos dos institutos terão acesso às avaliações apenas em forma de gráficos gerais, sendo impossível identificarem os autores delas. Professores e alunos verão no sistema apenas os dados referentes às avaliações das disciplinas que ministram e cursam; e, ainda, a avaliação dos professores que as ministram.
 “Este é um importante instrumento de avaliação, porque ouve alunos e professores, mas é uma ação que não se esgota em si mesma. Os resultados obtidos serão indicadores para a realização de ações em prol da melhoria efetiva da qualidade do ensino, do incentivo à qualificação do nosso desempenho acadêmico e do aumento da taxa de sucesso dos cursos. Os dados apontarão para a formulação de programas e projetos criados e mantidos pelas faculdades, pelos institutos, pela Proeg e pela Administração Superior de forma ampla”, defende a pró-reitora.

Como acessar o Sistema - Alunos que acessarem o Sistema pela primeira vez devem escolher a opção “aluno sem login – clique aqui” e informar seu número de matrícula, data de nascimento e CPF para efetivar seu cadastro. Professores precisarão acessar a opção “professor sem login – clique aqui” e fornecer sua matrícula SIAPE e CPF para serem cadastrados no Sistema. A partir da segunda visita, todos poderão utilizar o e-mail e a senha cadastrados. Para preencher os formulários, os usuários devem escolher no item “Avaliar” a opção “Questionários”. É possível iniciar a avaliação no item “Avaliar – clique aqui” de cada formulário. Mais tarde, ao final do período de avaliações, eles poderão consultar o item “Resultados”.

Clique aqui para acessar o sistema de avaliação

terça-feira, 2 de abril de 2013

Chamada de Artigos Revista PesquisAtor


A revista científica PesquisAtor, da Universidade de São Paulo / Brasil, informa que está recebendo originais até o próximo dia 10 de MAIO para análise.
PesquisAtor é um periódico especializado sobre o trabalho de Criação e Formação do ator, voltado para a publicação de trabalhos científicos de pós-graduandos, docentes e artistas-pedagogos com reconhecida atuação no campo das Artes Cênicas. É a primeira e única publicação nacional com foco específico no trabalho do ator, e tem como objetivo reunir e divulgar pesquisas acadêmicas e artísticas que contribuam para o desenvolvimento da área.
O periódico é semestral e sua publicação é exclusiva para submissões de trabalhos originais inéditos de autores nacionais e internacionais, nas línguas portuguesa, espanhola, inglesa, francesa e italiana.
Os artigos são distribuídos por áreas e publicados nas seções de Pesquisas (artigos), Relatos de Experiência, Estudos, Resenha, Traduções, Entrevistas e Teatro de Pesquisa.
A revista é publicada da pelo Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica doAtor, o Cepeca, grupo de pesquisa da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, coordenado pelo prof. Dr. Armando Sérgio da Silva e pelo prof. Dr. Eduardo Tessari Coutinho. O Cepeca reúne docentes, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas que desenvolvem pesquisas na área de formação do artista teatral, com ênfase nos processos de criação do ator e suas metodologias de formação.
Atenciosamente,
Os editores

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Programa Jovens Talentos para a Ciência prorroga inscrições

Foram prorrogadas, até o dia 3 de abril, as inscrições para o Programa Jovens Talentos para a Ciência, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).