segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Cine Estação e Olympia terão Programação do Dia Internacional da Animação 2013 no Pará






O Cineclube Arte e Ensaio, projeto da Universidade Federal do Pará, organiza nos dias  25, 26, 27 e 28 de outubro, uma grande programação para marcar o Dia Internacional da Animação que acontece no próximo dia 28 de outubro. As atividades ocorrerão nos dois principais cinemas de Arte de Belém: O Olympia e o Cine Estação.

A comemoração do Dia Internacional da Animação começará, em Belém,  no dia 25 de outubro com a mesa redonda "A Animação no Pará em Busca de Espaço", às 15h, no Cinema Olympia, com a presença de realizadores,  profissionais e pesquisadores das áreas do Cinema, do Audiovisual e da Cultura. Em seguida, às 17h, também no Olympia, serão exibidas as coletâneas Belém tem Disso, de Sérgio Bastos, e de animações brasileiras do Núcleo de Animação do CTAv,  realizados nos anos de 1980 que ajudam a traçar um desenho histórico do começo efetivo desse processo no País.

No dia 26 de outubro, sábado, às 10h, no auditório da Associação Paraense de Pessoas com Deficiência (APPD), haverá a Mostra de Filmes de Animação para Pessoas com Deficiência Visual.  A tarde, também no dia 26/10, às 17h, o Olympia recebe a Sessão Animação para Crianças (Que Todos Adoram!). Esta programação é fruto da parceria firmada entre a Programadora Brasil e o Cine Arte e Ensaio da UFPA. Nos dias 26 e 27 de outubro, também acontecerá uma Oficina de Animação para o público de 10 a 14 anos.

A Mostra Oficial do Dia Internacional da Animação, composta por mais de 20 filmes nacionais e internacionais, será no Cine Estação, às 19h30,  no dia 28, com entrada franca.    


O DIA

O Dia Internacional da Animação é um projeto cultural, sem fins lucrativos, que realiza Mostras anuais de curtas-metragens de desenho animado nacionais e internacionais, através de comemoração simultaneamente em 30 países como Brasil, Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito na forma de intercâmbio das mostras.

O Dia Internacional da Animação é organizado no Brasil pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), filiada à ASIFA - Associação Internacional do Filme de Animação, e seus membros espalhados por todo Brasil. Em Belém, a programação é organizada pelo Cineclube Arte e Ensaio, projeto coordenado pelas professoras Ana Cláudia Melo, do Curso de Cinema e Audiovisual, e Carmen Silva, do Curso de Museologia, da Faculdade de Artes Visuais do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (UFPA/ICA/FAV).

Em sua 10ª edição, o Dia Internacional da Animação contou este ano com a inscrição de 115 curtas-metragens de animação de vários Estados brasileiros. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro.  No Brasil, acontecerá, como nos últimos nove anos, no dia 28 de outubro de 2013, em mais de 200 cidades. Esta data foi escolhida para a comemoração com a realização das Mostras anuais por alusão à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo , que aconteceu em 28 de outubro de 1892, quando Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. 

PARCERIA

O Dia da Animação, na capital paraense, tem o apoio da Organização Social Pará 2000, por meio do Cine Estação, da Fumbel, por meio do Espaço Cultural Cinema Olympia,  e da Associação de Críticos de Cinema do Pará.



REALIZAÇÃO