Extensão

2011 – Atual - Transcodificações Urbanas Uma Ressignificação dos Monumentos de Belém
Descrição: Repensar o significado de um conjunto de monumentos históricos de Belém a partir da montagem e realização da Exposição Transcodificações Urbanas- Uma Ressignificação dos Monumentos de Belém. É o objetivo deste projeto que também foi selecionado pelo Prêmio Proex de Cultura e Arte 2010. A proposta da atividade expositiva resulta do trabalho de mapeamento e catalogação realizado pelos alunos de 2008 de Artes Visuais nos acervos do Arquivo Público e Histórico do Pará, durante a disciplina Estágio Supervisionado, entre os meses de agosto e dezembro de 2010. Uma atividade que além de levantar, quer levar ao publico informações sobre os momentos de Belém por meio da Exposição intitulada Transcodificações Urbanas e do site criado para este fim www.monumentosdebelem.ufpa.br..
Situação: Em andamento;
Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 20) .
Integrantes: Professoras Mestres Ana Claudia da Cruz Melo - Coordenadora. Carmen Lúcia Souza da Silva – Sub-coordenadora,
Financiador(es): Pró-reitoria de Exetnsão - UFPA - Outra..


2010 – Atual
Núcleo de Produção Audiovisual - NUPA
Descrição: Projeto de Extensão que tem como objetivo se constituir num espaço dedicado ao aprendizado da produção audiovisual em suas diferentes etapas - pré-produção, produção e pós-produção -, incluindo ainda uma fase anterior que diz respeito ao desenvolvimento do projeto. O NUPA agrega tanto alunos do Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPA, como alunos de outros cursos e membros da sociedade, que tenham interesse em se utilizar da linguagem audiovisual. Com foco no aprendizado, abriga estilos os mais variados, com amplo espaço para experimentação, explorando a diversidade de formatos, destinados aos múltiplos circuitos de exibição existentes nos dias atuais. O NUPA é desenvolvido em parceria com o Sesc Boulevard.

Situação: Em andamento.
Natureza: Extensão.
Pessoas envolvidas: 30
Integrantes: Professora Doutora Ana Lucia Lobato de Azevedo – coordenadora – e Professor Mestre Ricardo Harada Ono – colaborador.

2011 - Atual
Universidade Multicampi - Rádio WEB - UFPa - FACOM

Gravação, com transmissão semanal, de um programa de entrevistas, com mais ou menos 30 minutos de duração, que objetiva, no geral, à apresentação dos projetos ligados ao ensino, pesquisa e extensão que são desenvolvidos nos Campi da UFPa nas cidades do interior do Estado. A cada semana, convidamos um professor pesquisador dos campi dos municípios do interior, para que discorra sobre os projetos que desenvolve na sua respectiva região.
Situação: em andamento
Natureza: Extensão
Pessoas envolvidas: 6
Integrantes: Prof. Dr. Joel Cardoso (apresentador), Profa. Doutora Luciana Miranda (coordenadora da Rádio WEB), Jornalista Elissandra Batista, bolsistas da FACOM.


2011 - Atual
NO ESCURINHO DO CINEMA - FACOM
Gravação de programas de entrevistas sobre a Sétima Arte. Para cada programa entrevistamos um convidado especial, geralmente ligado ao universo do cinema. Os programas versam sobre os aspectos técnicos, artísticos, históricos e/ou culturais tanto do cinema nacional como do internacional. A história do cinema, os gêneros, as trilhas sonoras, a linguagem, as teorias são alguns dos tópicos normalmente abordados.
O programa é inserido na programação da rádio.
Situação: em andamento
Pessoas envolvidas: 6
Integrantes: Professor Doutor Joel Cardoso, Professora Doutora Luciana Miranda, Jornalista Elissandra Batista e alunos bolsitas e voluntários da FACOM.




2010 – 2010 - Das Origens ao 3D de Carmeron: como estéticas tecnológicas ajudam a pensar e entender a história do cinema mundial
Descrição: A técnica e o cinema sempre caminharam juntos. Não por menos o cinema nasce de experimentos óticos e de pesquisas sobre as imagens fotográficas. Um marco disso é a reunião, no final do século XIX, de cientistas que apresentaram ao mundo os resultados dos seus experimentos envolvendo a projeção de imagens em movimento. Desde então, o cinema não parou de evoluir, se transformar, surpreender e emocionar a humanidade. Proporcionar um painel desta História do Cinema Mundial até o momento presente é o principal objetivo deste projeto de curso de extensão..
Situação: Concluído;
Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 35) .
Integrantes: Ana Claudia da Cruz Melo - Coordenadora.

2010 – 2010 - Análise e críticas de Filmes como elementos de inclusão e reflexão social
Descrição: Assistir a um filme pode ir muito além do entretenimento. É a partir deste prisma que surgem a análise fílmica e a crítica cinematográfica. A primeira compreendida como o conjunto de operações aplicadas sobre os produtos audiovisuais. Procedimentos que podem servir a uma gama de contextos: desde as atividades pedagógicas, passando pela produção de pesquisas, até a elaboração de textos críticos para imprensa, ou seja, a crítica cinematográfica. Oferecer subsídios teóricos e práticos que permitam aos alunos da UNITERCI ter domínio de todo este processo é a meta deste projeto de extensão, que também tem como finalidade demonstrar que a partir do ato de pensar os produtos cinematográficos podemos encontrar alternativas de inserção e reflexão social..
Situação: Concluído;
Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação ( 30) / Doutorado ( 1) .
Integrantes: Ana Claudia da Cruz Melo - Coordenadora.