Professores


Ana Cláudia Melo
Formada em Jornalismo com mestrado em Ciências da Comunicação e especialização em Cinema pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos/RS). Professora  do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (ICA/UFPA) e, atualmente, coordenadora do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Faculdade de Artes Visuais, subunidade vinculada ao ICA da UFPA. Tem experiência profissional nas áreas de Gestão Cultural e da Comunicação, com ênfase em Jornalismo (reportagem, assessoria de imprensa), Realização Audiovisual (roteirista e produtora), Jornalismo Digital e Novas Mídias. Atualmente, desenvolve a pesquisa “Memórias e identidades do cinema nacional na WEB”, desdobramento do ensaio realizado para a Funarte no segmento “Produção Crítica sobre Conteúdos Artísticos em Mídias Digitais/Internet”.

Jorane Castro
Jorane Castro é mestre em Ethnometodologia pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot, U.P. VII, França, com ênfase em Sociologia aplicada ao Cinema. Possui formação em Cinema pela Universidade de Paris 8 e em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Federal do Pará. Jorane é ainda coordenadora da Cabocla Produções, responsável por diversas produções audiovisuais no estado. Entre suas obras está o filme “Mulheres Choradeiras” premiado nacional e internacionalmente (Melhor Montagem no Festival de Cinema de Maringa, PR; Melhor Atriz Elenco no Festival de Belém do Cinema Brasileiro; 2° Melhor Filme no Festival Internacional de Larissa, Grécia; Prêmio de Melhor Filme Canal Plus no Festival International de Films de Femmes - Créteil, França; e Seleção Quinzene de Réalisateus no Festival International du Film de Cannes - França. Atualmente desenvolve pesquisas na área da linguagem audiovisual, privilegiando a região Amazônica.

Ana Lúcia Lobato
Doutora em Cinema pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ana Lobato tem atuado na mediação entre os campos da Antropologia e do Audiovisual. Já coordenou o Núcleo de Produção Digital do Pará, no Instituto de Artes do Pará, e tem em seu currículo obras de artes visuais feitas em parceria com outros artistas como os vídeos Acalmia, Rosalina a cobra-grande do Jatuíra e Esse Nosso Olhar, produzido para televisão. Atualmente ministra a disciplina Cinema Brasileiro I.

Ricardo Harada Ono
Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia, Harada já atuou como professor de Gradução e Pós-graduação na Universidade da Amazônia (UNAMA) e na Graduação da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA). Foi um dos idealizadores do Prêmio OSGA - Mostra acadêmica de trabalhos de vídeo e animação, promovido pelo curso de Comunicação Social da UNAMA. Atualmente é professor da UFPA nos cursos de graduação de Cinema e Audiovisual e Artes Visuais. É ainda vice-diretor da Faculdade de Artes Visuais e Museologia (FAV/ICA/UFPA). Atua nas áreas de Computação Gráfica, Computação em arte, Planejamento Visual e Planejamento Gráfico.

Marcos Mortensen Steagall
Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Tem experiência nas seguintes atividades de gestão educacional do 3º grau: planejamento estratégico, comunicação e marketing institucional, incluindo captação de alunos, elaboração e gerenciamento de projetos em TI com foco em gestão acadêmica, desenvolvimento de projetos de ensino de cursos superiores, incluindo os processos de autorização, reconhecimento, recredenciamento e centro universitário. Sua área de pesquisa principal compreende a comunicação integrada por meios digitais e produção de conteúdos educacionais em hipermídia. Desenvolve produtos de comunicação voltados para os meios digitais e comunidades virtuais que utilizam tecnologias de redes e mobiles. Tem experiência na produção de cursos a distância, tendo coordenado equipes de produção de conteúdos para Educação a Distância, tendo desenvolvido projetos para clientes como Brasil Telecom, Petrobras e PUC SP.

Erasmo Borges Filho
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Mestre em Educação e Especialista em Educação pela UNAMA-PA. O professor Erasmo é lotado no Instituto de Ciências da Arte, ICA/UFPA, onde já ministrou as disciplinas Artes Gráficas; História da Arte; Percepção visual e os laboratórios de Experimentação de Design Gráfico e Digital, Experimentação em desenho e Fundamentos da Linguagem digital. Tem ampla experiência nas áreas de Comunicação e Semiótica, Artes Visuais e Tecnologia da Imagem, Educação, desenho, audiovisual, animação e multimídia. Entre as premiações recebidas está o Prêmio Banco Real Universidade Solidária 1998, promovido pelo Governo Federal e Banco Real S.A. e Concurso de Fotografia - DST AIDS em Aldeia Indígenas, promovido em 2002 pela Secretaria de Saúde Pública de Mato Grosso. Desde 2002 o professor Erasmo é membro do conselho editorial da Revista Graphica.

Joel Cardoso da Silva
Pós-Doutor em Artes (Literatura & Cinema) UFF/UFRJ-RJ, 2009. Doutor em Letras: Literatura Brasileira e Intersemiótica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-SJRP, SP, 2001); Mestre em Letras: Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1996). Graduado em Letras Modernas (português/alemão - USP), Pedagogia (USP) e Direito (Instituto de Ciências Sociais Vianna Jr, Juiz de Fora, MG, OAB: 60295-MG). É, também, especialista em Língua Portuguesa: Linguística Aplicada (Simonsen, RJ). Professor de música (piano clássico). Desde 2002, é docente da Universidade Federal do Pará, instituição em que atua tanto nos cursos de Graduação como nos de Pós (Mestrado em Artes, ICA). É pesquisador das Poéticas da Modernidade, transitando pelas áreas de Letras, Comunicação, mas, sobretudo, das ARTES, com ênfase na correspondência e diálogos que se estabelecem entre os diversos signos e linguagens, privilegiando as relações entre palavra e imagem (Literatura e Cinema, TV, Teatro etc).