segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Oficina de Criação em Audiovisual na UFPA resultará em curta sobre Arte e Museu


A oficina de criação em audiovisual, ministrada pelos cineastas gaúchos Bruno Polidoro e Jéssica Luz, iniciou nesta segunda-feira (05), 8h30, e vai até próxima quinta-feira (08), às 12 horas. A atividade integra as ações do Projeto O Ensino em Sala de Arte e Ensaio, contemplado com o edital 2012-2013 do Programa de Apoio Integrado ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará (Proint /Proeg/ UFPA). A oficina resultará na produção de documentário, que será gravado no Museu Histórico do Estado do Pará. Os significados da Arte e do Museu nos nossos dias serão temas da produção que fará a documentação da vista de pré-adolescentes e adolescentes, que integram um grupo de teatro de uma comunidade de Belém, a Santa Isabel Hungria, no bairro do Guamá. Esta será a primeira vez que o grupo visitará um Museu com obras de Arte.



 Projeto – Entre os objetivos do projeto O Ensino em Sala de Arte e Ensaio está o incentivo ao ato de experimentar em sala de aula, e a oferta gratuita da oficina de criação em produtos audiovisuais vem debater esta proposta, tendo como enfoque especialmente os temas ligados às Artes. O curta a ser produzido pela oficina será distribuído gratuitamente às escolas públicas.

Outra atividade do projeto são as atividades de cineclubismo, por meio do Cine Arte e Ensaio, com programação prevista para reiniciar a partir de novembro. No Cine Arte e Ensaio, a comunidade acadêmica assiste a filmes representativos da cinematografia brasileira e que estão fora do circuito de exibição, adquiridos pelo projeto junto à Programadora Brasil, programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, realizado pela Sociedade Amigos da Cinemateca, sob a coordenação da Cinemateca Brasileira.


Ministrantes - Bruno Polidoro é professor de Direção de Fotografia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atua como diretor e diretor de fotografia em filmes, videoartes e programas de televisão. Entre seus trabalhos destacam-se a fotografia dos curtas Peixe Vermelho, de Andreia Vigo, e Um animal menor, de Pedro Harres e Marcos Contreras, e dos longas-metragens O guri, de Zeca Brito, Dromedário no Asfalto, de Gilson Vargas, e Nós duas descendo a escada, de Fabiano de Souza. Alguns de seus trabalhos foram premiados como melhor fotografia em festivais, tais como Festival de Gramado Mostra Gaúcha (2010 e 2012) e Mostra Nacional (2012), Santa Maria Vídeo e Cinema (2011), Prêmio Histórias Curtas RBS TV (2010), Festival Audiovisual Mercosul (2010), entre outros. Como diretor realizou os curtas Pela passagem de uma grande dor (2006) e O vazio além da janela (2008). Atualmente, está em processo de finalização do longa-metragem Sobre sete ondas verdes espumantes, no qual atua como diretor e fotógrafo.

Os ministrantes da Oficina: Os cineastas Bruno Polidoro e Jéssica Luz

Jéssica do Vale Luz é produtora executiva e diretora de produção, mestre em Desenho e Gestão da Produção Audiovisual pela Universidade Autônoma de Barcelona. Produziu inúmeros programas para a RBS TV. Participou dos longas-metragens O tempo e o vento, direção Jayme Monjardim, Enquanto a Noite Não Chega, do diretor Beto Souza, e do curta-metragem Linda, uma história horrível, direção Bruno Gularte Barreto, entre outros. Trabalhou na produção da série para HBO Mulher de Fases. Está produzindo dois documentários. É diretora de produção do longa-metragem Menos Que Nada, de Carlos Gerbase, e é coordenadora de produção do Dia Internacional da Animação, pela ABCA. Fotos: Cesar Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário