quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

No caminho para um futuro de excelência


Na última sexta-feira (21/12), a Universidade Federal do Pará empossou os novos diretores de subunidades e coordenadores dos cursos do Instituto de Ciências da Arte. Entre os quais, do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual. Aquela cerimônia, como bem observou a nova diretora da Escola de Música, não deixou de ser um ritual significativo, seja para quem deixava o cargo quanto para aqueles que o assumia. Agora, na condição de ex-coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual, aproveito, também, para fazer, neste espaço, o meu ritual de passagem e de agradecimentos.

Professora Ana Lobato, nova coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual, recebe o relatório de gestão da Professora Ana Cláudia Melo.


Estive a frente da coordenação do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA entre 22 de dezembro de 2010 e 21 de dezembro de 2012. A estruturação do Curso, a primeira graduação em Cinema e Audiovisual na região Norte, foi uma meta norteadora durante os dois últimos anos. Para isso, foi necessário empreender um grande esforço no sentido de fazer com que todas as metas previstas no Projeto Pedagógico de Criação do Curso, aprovado pelo CONSEP em março de 2010, se tornassem ou começassem a se tornar efetivas. Trabalho desafiador diante de problemas básicos como a falta de espaço e de pessoal técnico.

Apesar das dificuldades, com ajuda permanente da reitoria, das pró-reitorias, do Instituto de Ciências da Arte, da Faculdade de Artes Visuais, e dos mais diversos setores e segmentos da UFPA, articulamos ações nas áreas administrativas, de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando construir um curso capaz de formar profissionais altamente qualificados e com habilidade para o mercado de trabalho, além de pensadores e teóricos sobre o cinema e as mídias audiovisuais.

Desta forma, garantimos o início das atividades de Ensino, em janeiro de 2011, após o ingresso da primeira turma por meio de Processo Seletivo Especial realizado em outubro de 2010. Observamos rigorosamente todos os prazos do Calendário Acadêmico. Trabalhamos no sentido de começar a constituir um acervo de filmes, adquirir livros, comprar móveis, materiais de consumo, retomar os processos de compra de equipamentos permanentes iniciados em 2009, realizar concursos públicos para docentes, acompanhar as obras de construção do espaço físico que abrigará o Curso de Cinema a partir de 2013 e a realizar estudos visando a realização de concursos públicos para seis técnicos. Também solicitamos a contratação de consultoria para acompanhar o processo de compra dos equipamentos e realizamos um diagnóstico minucioso das demandas estruturais do Curso de Cinema e Audiovisual.

Na área de extensão e formação, incentivamos a participação de professores em encontros acadêmicos e promovemos, entre os anos de 2011 e 2012, mais de 20 eventos, entre cursos, oficinas, seminários, palestras, mostras e projeções. Também empreendemos esforço no sentido de buscar firmar parcerias com órgãos públicos, empresas e associações, a maioria com potencial para se concretizar a partir de 2013.

Outra ação que recebeu atenção especial foi a criação de uma política de comunicação para dar transparência sobre nossas atividades aos professores, estudantes e à sociedade, utilizando todo o potencial das novas tecnologias. Criamos os domínios www.cinema.ufpa.br, www.cinemaufpa.blogspot.com, o twitter/cinemaufpa, perfis em  redes socais e fórum de discussão, além de atuarmos em parceria constante com o Portal da UFPA.

Apesar dos desafios e das dificuldades que precisamos enfrentar nesses últimos dois anos, nem por um milésimo de segundo perdemos a esperança no futuro e na certeza de que, ao criar o primeiro Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da região Norte, a UFPA cumpre mais uma vez com a sua missão de produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade sustentável.

A todos que estiveram presentes junto conosco nessa trajetória fica o agradecimento pelos aprendizados, pela parceria e a certeza de que o Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA formará uma geração de grandes pensadores e realizadores e que num futuro muito próximo será uma referência e um curso de excelência acadêmica.

Desejo a professora Ana Lobato, a nova coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual, para o período 2013-2014, uma excelente gestão!!!!!

Professora Mestre Ana Cláudia da Cruz Melo - Ex-coordenadora do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual entre 22 de Dezembro de 2010 a 21 de Dezembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário