segunda-feira, 21 de julho de 2014

Olympia tem duas estreias imperdíveis nestas férias

O documentário Por Falar em Arte e Museu, um dos resultados do projeto O Ensino em Sala de Arte e Ensaio, contemplado com edital do Programa de Apoio Integrado ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Pró-reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA/Proeg/Proint), estreou, nesta sexta-feira, 18, às 18h30, no Cinema Olympia, com entrada franca. A produção, parceria entre os Cursos de Museologia e Cinema e Audiovisual, ficará em cartaz até o próximo dia 24 de julho.


 Aclamado - O filme que tem dez minutos será exibido sempre antes do documentário Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes (74 minutos), um roadmovie poético construído por meio da vida e obra do escritor Caio Fernando Abreu. Com a direção dos gaúchos Bruno Polidoro e Carlos Nazário, Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes está entre os mais aclamados pela crítica e festivais especializados de 2013.

Paraense - Por Falar em Arte e Museu é um curta que mescla elementos de documentário e ficção ao contar a história da primeira visita de um grupo de adolescentes e pré-adolescentes, de uma comunidade do bairro do Guamá, a uma exposição de Arte, no Museu Histórico do Estado do Pará. A história dessa visita cheia de descobertas acaba tendo muito o que dizer sobre Arte e Museu.

O curta nasceu a partir da oficina de Criação em Audiovisual promovida pelo projeto O Ensino em Sala de Arte e Ensaio e ministrada pelos cineastas Bruno Polidoro e Jéssica Luz, na Universidade Federal do Pará. O curta também é materialização, em linguagem audiovisual, dos preceitos do projeto O Ensino em Sala de Arte e Ensaio, ao apresentar a temática da arte e do museu, se propondo a romper barreiras que, em muitas situações, distanciam o público, inclusive o infanto-juvenil, não só dos espaços culturais como os museus de arte, mas também do próprio debate e construção, poética e teórica, sobre Arte e Museologia.

Após a exibição no Cinema, cópias do documentário serão distribuídas às escolas públicas para utilização em sala de aula, como convite ao debate e ao debate e ao pensamento sobre arte e museu.




Créditos

Argumento e Roteiro - Ana Cláudia Melo e Carmen Silva
Operação de Câmera - Cézar Moraes
Edição e Pós-Produção - Digital Produções
Edição e Artes - Luciene Rapacci
Direção Vocal - Gaspar Rocha

A produção deste documentário foi realizada de forma coletiva e colaborativa pelos seguintes integrantes da Oficina de Criação em Audiovisual:

Ana Cláudia Melo
Aline Albuquerque
Arthur Alves
Artur Tadaiesky
Bernardo Baia
Carmen Silva
Flor de Liz Pinheiro
Hellmython Costa
Irislane Moraes
João Luciano Martins
Leandro Esteferson
Katherine Couto
Luca Porpino
Marciane Novais
Maria Filomena Anjos
Marta Cosmo
Maynara Pacheco
Michel Barra
Paulo Evander
Rafael Cabral
Rafael Silva
Rafaella Cândido
Rayla Freires
Silas Seabra
Suelen Nino
Tainá Nascimento
Wescley Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário