sábado, 4 de outubro de 2014

Encontro marcado com o Cinema Alemão na UFPA


Nestas duas primeiras terças-feiras de outubro, o Cineclube Arte Ensaio, da Universidade Federal do Pará (UFPA), apresenta, no auditório da Reitoria, sempre a partir das 14h30, com entrada franca, a Mostra de Filmes Encontro com o Cinema Alemão, resultado da parceria com o Instituto Goethe. O cineclube é uma atividade do Projeto de Extensão "Cinefilia em Sala de Arte e Ensaio", que tem entre suas metas exibir filmes de incontestáveis qualidades, além torná-los um convite para o pensamento.

Na terça-feira, dia 07/10, o primeiro filme a ser exibido será Berlim is in Germany, do diretor Hannes Stöhr, que conta a história de Martin, preso na Alemanha Oriental em 1989, meses antes da reunificação. Ele fica isolado do mundo na penitenciária de Brandenburgo por onze anos, enquanto conhece o novo país que se desenha lá fora somente através da televisão. Ao fim de sua pena, Martin é confrontado com uma nação unificada e diferente daquela em que vivia, sendo obrigado a adaptar-se entre a vida que possuía antes e depois da cadeia.

Em seguida, também no dia 07/10, no auditório da Reitoria, às 16h30, será apresentado Sonnenallee, de Leander Haußmann. A trama do filme se passa nos anos 1970, na fronteira entre Berlim Oriental e Ocidental, cortada pela rua Sonnenallee, na qual o personagem Micha e seus amigos, todos habitantes da metade oriental da cidade, passam a maior parte do tempo. Os dramas e anseios da juventude, as responsabilidades do início da vida adulta e as fugas para a outra Berlim mostram que crescer em uma cidade dividida pode ser uma experiência inesquecível.

No dia 14/10, às 14h30, a programação prossegue com Quatro Dias em Maio, de Achim von Borries; e Bem-Vindo à Alemanha, da cineasta Yasemin Samdereli, às 16h30. O primeiro filme é ambientado nos quatros dias que antecederam o final da Segunda Guerra Mundial. O último filme da Mostra, Bem-Vindo à Alemanha, é uma produção de 2010, que faz uma abordagem sobre a reintegração da Alemanha.

Mostra de Filmes Encontro com o Cinema Alemão

Dia 07/10/2014


Local: Auditório da Reitoria
Filme Berlim is in Germany - Direção: Hannes Stöhr, colorido, 90 min, 2001. Sinopse: Após um longo período de reclusão, que teve início ainda nos tempos da antiga RDA, Martin é posto em liberdade na nova Berlim unificada. Involuntariamente, ele entra em conflito com a polícia.
Horas: 14h30

Filme Sonnenallee - Direção: Leander Haußmann, colorido, 94 min., 1999 Sinopse: No filme, ousa-se fazer uma retrospectiva da Alemanha Oriental (RDA) – não de modo lamurioso, mas claramente nostálgico e bastante exagerado. O filme enfoca os jovens, as canções e danças proibidas bem como o “grande amor“ que transforma tudo.
Hora: 16h30


Dia 14/07/2014


Local: Auditório da Reitoria
Filme: Quatro Dias em Maio (4 Tage im Mai). Direção: Achim von Borries, colorido, 95min, 2011. Sinopse: Quatro dias antes do término da Segunda Guerra Mundial, soldados russos e alemães, na costa do mar Báltico, estão cansados da batalha. Apenas um órfão de 13 anos quer virar herói e tenta provocar um confronto.
Hora: 14h30


Filme: Bem-Vindo à Alemanha (Almanya). Direção: Yasemin Samdereli, colorido, 95 min., 2010. Sinopse: Quatro dias antes do término da Segunda Guerra Mundial, soldados russos e alemães, na costa do mar Báltico, estão cansados da batalha. Apenas um órfão de 13 anos quer virar herói e tenta provocar um confronto.
 Hora: 16h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário