terça-feira, 26 de julho de 2011

Professora da UFPA será a única representante da região norte/nordeste nos principais Festivais de Cinema do País



Criado em 1969, inicialmente como Mostra de Cinema, o Festival de Gramado, do Rio Grande do Sul, está na sua 39º edição que acontecerá no período de 05 a 13 de agosto de 2011. O principal objetivo do evento é incentivar a produção cinematográfica nacional. O Festival reúne um grande número de filmes e de pessoas que querem falar de cinema, dos sonhos, da criação e das possibilidades em produção audiovisual. Atualmente o Festival é um dos mais importantes espaços para a divulgação, discussão, crítica e incentivo à criação cinematográfica nacional.

Nessa edição, o Festival terá a participação da Professora do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPA, Jorane Castro, única representante da região Norte/Nordeste, que roteirizou, produziu e dirigiu o curta-metragem “Ribeirinhos do Asfalto,”que será exibido durante a programação do evento.

Jorane Castro é uma das mais importantes cineastas do Pará. Dentre as produções cinematográficas da paraense estão o documentário “Invisíveis Prazeres Cotidianos”, que faz retratos de Belém do Pará pelo ponto de vista dos blogueiros; a ficção “As mulheres choradeiras” lançado em 2000 , que ganhou repercussão internacional e foi exibido no festival de Cannes, na França e foi vencedor do Prêmio do Júri Canal + (Créteil 2001 / França).  Jorane Castro começou a dirigir em 1995 e  já produziu mais de dez filmes, como o recente “Ribeirinhos do Asfalto”.

O Curta conta a história de Deisy moradora da Ilha do Combú, localizada no outro lado do rio, em frente a Belém. Ela sonha em ir morar na cidade, no meio de todas as luzes que vê a noite da sua casa. Com a ajuda de sua mãe, ela vai tentar realizar este desejo.

Além da participação no Festival de Cinema de Gramado, a professora Jorane Castro também exibirá o curta durante o 22º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, realizado no período de 25 de agosto a 02 de setembro de 2011. A atual edição do Festival Internacional de São Paulo tem  programação ampla que objetiva promover o intercâmbio de experiências culturais por meio da produção audiovisual nacional e internacional.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário