quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Biblioteca adquire novos títulos de Cinema e Audiovisual

Já estão disponíveis para empréstimo, na Biblioteca Central, os livros solicitados, por meio da Coordenação do Curso de Cinema e Audiovisual, com recursos de 2010. Um nova solicitação para 2011 também já foi encaminhada. Mas não esqueça: cuidar e zelar pelos livros são deveres de todos nós!


Livros já adquiridos com recursos de 2010 e em edições mais recentes


ANDREW, Dudley. As principais teorias do cinema: uma introdução. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. 221 p.

ALBAGLI, Fernando. Tudo sobre o Oscar. 2. ed. Rio de Janeiro: Zit, 2003.

ARISTÓTELES. Arte Poética. São Paulo: Editora Martin Claret, 2003. 150 p.

AUMONT, Jacques. A estética do filme. 5. ed. Campinas: Papirus, 2007. 304 p.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Análisis del film. Barcelona: Paidós, 1990. 311 p.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. São Paulo: Papirus, 2003. 335 p.

AUMONT, Jacques. A imagem. 11. ed. Campinas: Papirus, 2006.

AUMONT, Jacques. O olho interminável : cinema e pintura. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. 266 p.

BAPTISTA, Mauro; MASCARELLO, Fernando (Org.). Cinema mundial contemporâneo. São Paulo: Papirus, 2008.

BENHAMOU, Françoise. A Economia da Cultura. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2007.

BERTINI, Alfredo. Economia da cultura: a indústria do entretenimento e o audiovisual no Brasil. São Paulo: Saraiva, 2008.

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. El arte cinematográfico: una introducción. 4. ed. Barcelona: Paidós, 2002. 508 p.

BORDWELL, David. El significado del filme: inferencia y retorica en la interpretacion cinematografica. Barcelona: Paidós, 1995. 347 p. (

CABRERA, Julio. O cinema pensa: uma introdução à filosofia através dos filmes. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. 399 p.

CASETTI, Francesco. Teorias del cine, 1945-1990. 2. ed. Madrid: Catedra, 2000. 364 p.

CASETTI, Francesco; DI CHIO, Federico. Cómo analizar un film. Barcelona: Paidós, 2001-2003. 278 p.

DANCYGER, Ken. Técnicas de edição para cinema e vídeo: história, teoria e prática. Rio de Janeiro: Campus, 2007. xxii, 522 p.

DA-RIN, Sílvio. Espelho Partido – tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2006. 248 p.

DELEUZE, Gilles. La imagen-movimiento: estudios sobre cine 1. 3. ed. Barcelona: Paidós, 1994. 318 p.

ECOS do cinema: de lumière ao digital. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. 278 p.

EISENSTEIN, Samuel. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990-2002. 159 p.

ESCOREL, Eduardo. Adivinhadores de Água. São Paulo: Cosac Naify, 2005. 208 p.

FIELD, Syd. Manual do roteiro : os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995-2001. 223 p.

GAUDREAULT, André & JOST, François. A Narrativa Cinematográfica. Brasília: Editora da Universidade de Brasília. 2009. 228 p.

GERBASE, Carlos. Cinema: direção de atores : antes de rodar, rodando, depois de rodar. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2003. 127 p.

IRWIN, William (Org.). Matrix: bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Madras, 2003.

LAX, Eric. Conversas com Woody Allen: seus filmes, o cinema e a filmagem. São Paulo: Cosac Naify, 2009. 512 p.

LINS, Consuelo. O documentário de Eduardo Coutinho : televisão, cinema e vídeo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. 205 p. ISBN 85-7110-769-6

LINS, Consuelo & MESQUITA, Cláudia. Filmar o real – Sobre o documentário brasileiro contemporâneo. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Editora, 2008. 94 p.

LUNARDELLI, Fatimarlei. Ô psit!: o cinema popular dos trapalhões. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1996. 177 p.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas & pós-cinemas. São Paulo: Papirus, 1997. 303 p.

MANZANO, Luiz Adelmo Fernandes. Som-imagem no cinema: a experiência alemã de fritz lang. São Paulo: FAPESP, 2003. 175 p.
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004. 272 p

MERTEN, Luiz Carlos. Cinema: entre a realidade e o artifício : diretores, escolas, tendências. 2. ed. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2007.

MCKEE, Robert. Story: substância, estrutura, estilo e os princípios das escrita de roteiros. Curitiba: Arte & Letra, 2010. 430 p.

MELEIRO, Alessandra (Org.). Cinema no Mundo. São Paulo: Escrituras, 2007

MURCH, Walter. Num piscar de olhos : a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. 151 p.

PARANAGUÁ, Paulo Antonio; SANTOS, Nelson Pereira dos; AVELLAR, José Carlos (Ed.) et al. Cine documental en América Latina. 1. ed. Madrid: Cátedra, 2003. 539 p.

RAMOS, Fernão. (org.). Teoria contemporânea do cinema – volumes 1 e 2. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2005.

RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal ...: o que é mesmo documentário?. São Paulo: SENAC, 2008.

SARAIVA, Leandro; CANNITO, Newton. Manual de roteiro: ou manuel, o primo pobre dos manuais de cinema e tv. São Paulo: Conrad, 2004. 231 p.

SEGER, Linda. Como criar personagens inesquecíveis. 1. ed. São Paulo: Bossa Nova, 2006.

SCOTT, Kevin Conroy. Lições de roteiristas: roteiristas falam sobre seus filmes mais importantes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. 2. ed. Campinas: Papirus, 2006. 398 p.

STRAUSS, Frederic. Conversas com Almodóvar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2008. 311 p.

TURNER, Graeme. Cinem a como prática social. São Paulo: Summus, 1997. 174 p.

VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994. 152 p.

VOGLER, Christopher. A jornada do escritor – estrutura místicas para escritores. Rio de Janeiro: Nova Fronteira : Sinergia : Ediouro. 2009. 233 p.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. 151 p.

XAVIER, Ismail. O cinema brasileiro moderno. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004. 146p.

XAVIER, Ismail. O olhar e a cena: melodrama, hollywood, cinema novo, nelson rodrigues. São Paulo: Cosac Naify, 2003. 381 p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário