domingo, 8 de janeiro de 2012

O Primeiro Ano do Curso de Cinema e Audiovisual



Criado no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Brasileiras (REUNI), o Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará (UFPA) encerrou 2011 com boas razões para comemorar o seu primeiro ano de existência. Vivenciamos o início das atividades de Ensino, em janeiro de 2011, com o ingresso da primeira turma, em meio a realização do Primeiro Encontro Acadêmico de Cinema e Audiovisual da Amazônia, o CINEMAZON, com o tema: Cinema e Audiovisual no Brasil: novas tendências e desafios. Esse evento que simbolizou o start das atividades do curso reuniu pensadores de renome do campo do Cinema e Audiovisual, como o cineasta Orlando Senna, e contou com mostras de filmes, debates, palestras e mesas redondas.

Durante todo o ano de 2011, também promovemos vários eventos. Em parceria com a PROEX/DAC e o Consulado da Venezuela, organizamos a Mostra Cinematográfica Independência e Revolução, além da Mesa Redonda Elementos para (Re)Pensar o Cinema Latino. Com a PROEX/DAC, apresentamos ainda a Mostra de Filmes dos Primeiros Tempos e o Formacine. E em parceria com a Escola de Música, a Mostra de Cinema e Música durante o 38º Enarte.

Também demos passos importantes rumo à estruturação do curso. O primeiro deles foi fazer com que as ações previstas no Projeto de Criação, se tornassem cada vez mais uma realidade. Para isso, defendemos permanentemente o interesse do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual seja no que tange a aquisição de livros, compra de móveis, materiais de consumo e equipamentos permanentes, realização de concurso público para técnicos e docentes, busca de parcerias, e a necessidade de espaço físico.

Outra ação que recebeu atenção especial foi a criação de uma política de comunicação para dar transparência as nossas atividades aos professores, estudantes e à sociedade utilizando todo o potencial das novas tecnologias. Criamos os domínios www.cinema.ufpa.br, www.cinemaufpa.blogspot.com, o twitter/cinemaufpa, perfis no Facebook, Orkut e em fórum de discussão, além de atuarmos em parceria constante com o Portal da UFPA.

Como forma de promover as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, no final de 2011, submetemos ao EDITAL PROINT 2012-2013 e tivemos aprovado o Projeto “O Ensino em Sala de Arte e Ensaio”. Por meio do PROINT, nossa expectativa é criar a partir deste ano de 2012, o Cineclube do Curso de Cinema e Audiovisual, promover oficina e seminário de processos criativos em Cinema e Audiovisual, além da produção de cinco curtas. Sob a coordenação da professora Ana Lobato, vimos nascer da parceria com o SESC, o Núcleo de Produção (NUPA).

Essas são apenas algumas das ações realizadas durante o ano de 2011, que também se referem ao primeiro ano da nossa gestão no âmbito da coordenação do curo. Por isso, aproveitamos para renovar o desejo de que, em 2012, possamos contar com um corpo técnico para as atividades administrativas e que tenhamos o nosso espaço físico para construirmos o curso que almejamos à altura da sociedade e que acima de tudo torne-se eficiente para superar as carências de formação em Cinema e Audiovisual na nossa região. Tenho certeza que já estamos indo nessa direção, com os concursos públicos acontecendo, o prédio do Cinema já em construção no campus do Guamá e a parceria com a Prefeitura de Belém em processo de concretização para cessão de espaços. Feliz 2012 com muito Cinema e Audiovisual pra nós!

Ana Cláudia da C. Melo
Coordenadora do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual
Portaria 4628/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário