segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cinema mais antigo em atividade no Brasil resiste à modernidade e chega aos 100 anos


Verdadeiro símbolo da cultura belenense, o cinema mais antigo em funcionamento no Brasil completa um século de história. Para comemorar esta data, o Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do curso de Cinema e Audiovisual, organiza o Seminário 100 anos de Cinema Olympia: histórias, desafios e perspectivas, um espaço para pensar sobre a realização audiovisual e de valorização do próprio Olympia, patrimônio histórico e cultural de Belém. A iniciativa conta com a parceria da Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA) e é uma realização da Prefeitura de Belém.   As inscrições para participar do evento se encerram nesta terça-feira, 17.
O evento ocorre entre os dias 20 e 22 de abril. A intenção é promover uma reflexão sobre o contexto da produção, distribuição e exibição cinematográficas no País; discutir sobre os desafios desta indústria, sobre a importância da crítica e, ainda, sobre a própria presença do cinema na vida das pessoas, relacionado a outras vertentes artísticas.
Programação – Grandes personalidades locais e nacionais foram convidadas a participar dos três dias de Seminário, que conta com palestras, conferências e mesas-
-redondas sobre a história do Olympia e do cinema, a indústria no Brasil e as perspectivas para os próximos anos. Os jornalistas Pedro Veriano, Marco Antônio Moreira e Luiz Zanin (Estadão), além da professora Alessandra Meleiro, pós-doutora pela University of London (Media and Film Studies), e demais profissionais da área estarão presentes no evento.
Segundo a coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, professora Ana Claudia Melo, um dos pontos altos da programação será a mesa-redonda “O futuro que queremos para o Cinema Olympia”, pois, neste espaço, pode ser desenhada uma proposta efetiva para a utilização do Cine Olympia, a qual, posteriormente, deverá ser  encaminhada ao Poder Público.
“Vamos expressar o desejo de que o Cinema Olympia continue de portas abertas e, de preferência, que se torne um Cinema Universitário, no qual poderíamos desenvolver ações que incentivem a inclusão social, por meio de atividades de cineclubismo, cursos e oficinas para profissionalização na área de Cinema e Audiovisual, além de garantir uma programação de mostras e ciclos temáticos audiovisuais, transformando o Cinema Olympia em espaço alternativo de projeção de filmes”, acrescenta Ana Claudia.
Confira aqui a programação completa.
História – Fundado em 24 de abril de 1912, o Cine Olympia já passou por várias administrações neste século e, desde 2006, é um espaço cultural administrado pela Prefeitura de Belém. Na opinião de Ana Claudia, o Olympia é um exemplo de que o envolvimento da sociedade pode fazer grande diferença na área cultural. “Desde 1997, vários chamados ‘cinema de rua’ começaram a fechar suas portas, devido ao surgimento do sistema multiplex, ou seja, um espaço com várias salas dentro dos shoppingcenters. O Cine Olympia vem resistindo bravamente, graças à própria mobilização da sociedade.”
A expectativa é marcar a história cultural do Estado, com uma grande homenagem ao Olympia. A professora Ana Claudia afirma que será um momento de reencontro com a própria história do cinema paraense, um momento de pensar sobre a importância deste espaço para a cultura local e para preservar o Olympia como ícone de um espaço alternativo ao cinema comercial, que resiste ao tempo e se mantém na memória popular.
Serviço:
Seminário “100 anos do Cinema Olympia”
Data e local: 20, 21 e 22 de abril de 2012, no Espaço Cultural Cinema Olympia (Av. Presidente Vargas, 918. Bairro Campina).
Inscrições gratuitas, pelo blog do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA, até o dia 17. Vagas limitadas.
Mais informações: (91) 3201-7504
Texto: Gustavo Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário