quinta-feira, 19 de abril de 2012

Seminário 100 anos do Olympia inicia nesta sexta-feira (20/04)

Com uma programação imperdível inicia, nesta sexta-feira, 19/04, às 8h30, e vai até domingo, 22, o Seminário 100 anos do Cinema Olympia: histórias, desafios e perspectivas. O evento é uma promoção do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA em parceria com o Cinema Olympia e a Associação de Críticos de Cinema do Pará. Confira a programação abaixo:



• 20 de Abril 2012 (Sexta-Feira)
Local: Cinema Olympia
8h – Credenciamento
8h30 – Abertura: UFPA, PMB, ACCPA

9h – Conferência de Abertura “A História do Cinema Olympia – entre o passado e o futuro”
Conferencista: Pedro Veriano - Médico, jornalista, critico e pesquisador de cinema com três livros publicados sobre o assunto ("A Critica de Cinema em Belém", "Cinema no Tucupi" e "Fazendo Fitas"). Colunista de cinema em "A Província do Pará" de 1963 a 2001. Responsável pela coluna de cinema de "A Voz de Nazaré".Autor de curtas entre 1951-1974 e vídeos de 2001 em diante. Dirigiu um cine-clube (APCC) entre 1967-1986. Presidiu a Associação de Críticos do Pará por largo período. Exibiu filmes na garagem de sua casa que chamava de Cine Bandeirante de 1950 a 1984.

10h30 – Intervalo

11h – Conferência “As Musas do Cinema Olympia”
Conferencista: Luzia Miranda Álvares – Professora da UFPA, doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2004). É jornalista (crítica de cinema) desde 1972 e articulista de temas sobre política das Organizações Rômulo Maiorana. Faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Ciência Política-ABCP. É coordenadora da Rede Feminista de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher e Gênero. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Eneida de Moraes sobre Mulher e Gênero-GEPEM/UFPA.

12h30 – Intervalo para Almoço

14h30 – Mesa Redonda “O Futuro que Queremos para o Cinema Olympia”
Debatedores: Ana Cláudia Melo – Mestre e Especialista em Cinema (Unisinos-RS), professora e coordenadora do Curso de Bacharelado em Cinema Audiovisual; Filomena Mata – Arquiteta e Coordenadora do Programa Monumenta em Belém; Afonso Galindo – Documentarista e Coordenador do Núcleo de Produção Digital do Instituto de Artes do Pará; Abel Loureiro – Vereador de Belém e autor do Projeto de Lei que torna o Cinema Olympia Patrimônio de Belém.
Mediadora: Ana L. Lobato – Professora Doutora do Curso de Cinema e Audiovisual da UFPA.

16h - Intervalo

16h30 – Mesa Redonda “A Exibição e Distribuição na Indústria Cinematográfica Brasileira: eis a questão”
Debatedores: Alessandra Meleiro – Professora da UFF. Pós-doutora pela University of London (Media and Film Studies) . Pesquisadora Associada do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (www.cebrap.org.br), onde Coordena o Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual (www.cenacine.com.br). Autora do livro O Novo Cinema Iraniano: uma opção pela intervenção social e organizadora das coleções Cinema no mundo: indústria, política e mercado , com cinco volumes (África, América Latina, Europa, Ásia e Estados Unidos), que contou com a colaboração de 35 autores de 20 países, e A Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira , que conta com seis volumes (Cinema e Políticas de Estado, Cinema e Economia Política e Cinema e Mercado, dentre outros).
Augusto Pacheco - Programador do Cine Estação
Patricia Lio - Gerente Cine Líbero Luxardo
Mediador: Marco Antônio Moreira – Jornalista e Crítico de Cinema.

Encerramento: 18h

• 21 de Abril ( SÁBADO)
10h30 – Mesa Redonda “A Crítica no Cinema Brasileiro”
Debatedores: Luiz Zanin - Jornalista, críticos de Cinema do Jornal O Estado de São Paulo. Autor dos Livros “Cinema De Novo – Um Balanço Crítico da Retomada”, “Guilherme De Almeida Prado” (Coleção Aplauso) e “Fome de Bola – Cinema e Futebol no Brasil”.
Maria do Rosário Caetano – Jornalista e Pesquisadora. Integra a equipe da Revista de Cinema e colabora com o jornal Brasil de Fato. Autora do livro "Cinema Latino-Americano - Entrevistas e Filmes". Escreveu para a Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial de SP, os livros "João Batista de Andrade - Alguma Solidão e Muitas Histórias" (2003), Fernando Meirelles -Biografia Prematura (2005) e "Marlene França - Do Sertão da Bahia ao Clã Matarazzo" (2010).
Marco Antonio Moreira - Crítico de Cinema.
Luizan Pinheiro (Doutor em Artes. Professor da UFPA/ICA)
Mediador: Arnaldo Prado Jr. (ACCPA)

12h30 Intervalo para Almoço
14h – Conferência “Os cinemas de uma época”
Conferencista Pere Petit - Professor da Faculdade de História da UFPA, doutor em História Econômica pela USP, mestre pela Universidad Central de Venezuela, formado em História Contemporânea pela Universitat de Barcelona.
15h30 – Intervalo
16h – Mesa Redonda Viver de Cinema e Viver por Cinema
Debatedores: Roberto Nunes (Especialista em Direito do Entretenimento/SP); Adriano Barroso (Ator e realizador audiovisual); Jorane Castro (Professora do Curso de Cinema da UFPA e Cineasta); Fernando Segtowick (Jornalista e Cineasta); Priscila Brasil (Cineasta).
Mediadora: Adelaide Oliveira (Funtelpa)

17h30 - Encerramento

• 22 de Abril (DOMINGO)

09h30– Mesa Redonda A Música e o Cinema
Debatedores: Leonardo Coelho de Souza, mestre em Música pela University of Missouri - Columbia (EUA) e professor da Escola de Música da UFPA; Salomão Habbib, professor do Curso de Música e compositor; Urubatan Castro, professor de Música da UEPA; Robenáre Marques – professor de Música e autor da composição que marca o Centenário do Cinema Olympia.
Mediador: Ricardo Harada – professor do Curso de Cinema da UFPA.

12h30 – Almoço

14h – Palestra “Do Cinema do Século XX ao Cinema Digital”
Palestrantes: Marco Moreira e Arnaldo Prado Jr.

15h30 – Intervalo

16h – Palestra “Cinema Olympia : Registro de uma História Cultural”
Palestrantes : Pedro Veriano e Luzia Miranda Alvares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário